Destartarização
Designa-se por destartarização a remoção eficaz de toda a placa bacteriana e tártaro, reduz a acumulação de bactérias, ajuda eventuais inflamações nas gengivas e facilita a limpeza dos dentes no nosso dia-a-dia.
Este tipo de procedimento exige equipamentos e técnicas profissionais para uma correcta remoção. O dentista remove a placa bacteriana e o tártaro dos dentes utilizando instrumentos específicos. Os dentes são posteriormente sujeitos a uma pasta de polimento.
Que é que uma limpeza profissional faz que não possa fazer em casa ?
Uma limpeza (destartarização) é uma operação de raspagem e de polimento para remover a placa normal, o tártaro e as manchas. Embora o objectivo principal da destartarização seja ajudar a prevenir as doenças das gengivas, também pode melhorar a aparência dos seus dentes deixando-os limpos e brilhantes.
As superfícies polidas dos dentes tornam mais difícil a acumulação de placa e de restos.
A limpeza profissional remove a placa, o tártaro e as manchas dos dentes. A limpeza é feita pelo dentista no consultório que informa posteriormente dos cuidados apropriados para os seus dentes e gengivas.
O que é a placa?
A placa é uma película que se forma constantemente em todas as áreas dos dentes. É composta por bactérias, subprodutos bacterianos e pela sua saliva. Os ácidos produzidos pelas bactérias da placa atacam o esmalte dos dentes.
O que é o tártaro?
Os minerais da saliva combinam-se com a placa na superfície dos dentes e solidificam formando um depósito irregular e desagradável chamado tártaro. O tártaro, que é principalmente mineral, cria uma superfície sólida que torna a remoção da placa mais difícil. A sua escova de dentes e fio dental não conseguem remover o tártaro depois dele se ter formado. O tártaro só pode ser removido durante uma profilaxia dentária regular.